Orientações

PsiCareWeb é um site de atendimento online para orientações psicológicas a distância credenciado pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) mantido pela Psicóloga Auriciene Pereira de Araújo Lidório – CRP 08/20137.

O que é a Orientação Psicológica online?

Essa modalidade de atendimento visa proporcionar acesso a pessoas que precisam ser orientadas e esclarecidas focal, breve e pontualmente para alguma questão ou dúvida pessoal e emocional que esteja vivendo. Estes atendimento são limitados a vinte (20) encontros online.

Público alvo

Adolescentes (a partir de 12 anos devidamente autorizados pelos responsáveis por escrito – faça o download do Termo de consentimento livre e esclarecido para menores de idade), jovens e adultos que atravessam situações difíceis de conflitos ou sofrimentos emocionais que estejam relacionados com sua vida afetiva, sexual, familiar e profissional, podendo ser estados depressivos ou de ansiedade, problemas familiares ou pessoais com doenças, rompimentos, mudanças, perdas e lutos ou qualquer outro assunto que traga impacto e sofrimento para si ou para outras pessoas. É feito também para os pacientes que estão em trânsito ou impossibilitados de virem até o consultório presencial, pessoas que residem em outros países ou qualquer outra impossibilidade.

Sigilo e segurança de dados no atendimento online

Em qualquer contexto de atendimento, o sigilo na prática dos serviços de psicologia é fundamental. O Código de Ética Profissional do Psicólogo diz o seguinte:

Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

Ter o sigilo nas informações trocadas na orientação psicológica é direito da(o) paciente e de responsabilidade do psicólogo.

É sempre importante lembrar que nenhuma comunicação que utilize a internet é 100% segura, portanto recomendamos que a(o) paciente tome alguns cuidados para preservar o sigilo, a segurança das informações e possibilitar um ambiente virtual seguro da outra ponta do atendimento que são os equipamentos utilizados pelo cliente:

a) usar antivírus atualizado;
b) ativar o firewall do seu sistema operacional;
c) acessar computador pessoal em rede de internet segura;
d) não utilizar computadores públicos;
e) apagar os históricos de conversas do chat;
f) desativar a opção de salvar senhas no seu computador e não compartilhar elas com ninguém;
g) fazer uso de fone com microfone.

O site PSICAREWEB está em um servidor seguro e as informações trafegadas aqui contam com o CSF (ConfigServer Security & Firewall) e também o ModSecurity OWASP, um módulo multi-plataforma para segurança e firewal.

Como funciona o atendimento?

O atendimento pelo site é feito através de: 1) E-mail (o serviço de e-mail do site conta com criptografia); 2) Skype (os equipamentos utilizados pelo atendimento são de uso exclusivo da Psicóloga em consultório próprio) e 3) WhatsApp (utilizando criptografia entre mensagens, voz e vídeo de ponta a ponta e em equipamento próprio e de uso exclusivo da Psicóloga).

​É expressamente proibido gravar/vincular/publicar quaisquer gravações das sessões que acontecerão – sejam vídeos, imagens, sons, textos ou outra linguagem, criptografada ou não. Incorre no crime de uso indevido de imagem e voz da psicóloga e da divulgação de textos incorre no crime de violação de direitos autorais.

Atrasos e faltas serão compensados?

Não. Os atrasos não terão compensação no final da orientação online e não haverá devolução de pagamentos efetuados por faltas não justificadas. Falta justificada é aquela que é comunicada com antecedência mínima de vinte e quatro (24) horas, através de e-mail (contato@psicareweb.com.br).

Falhas técnicas na comunicação

Durante o atendimento, se houver alguma falha técnica não controlável (falta de energia, queda do sinal de internet etc) isso deverá ser comunicado posteriormente e haverá então um novo horário para o atendimento online sem custos para o paciente.

Outras informações relevantes

Para outras informações, consulte os sites do Conselho Federal de Psicologia, do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, o Código de Ética Profissional da(o) Psicóloga(o) e também a Resolução 011/2012 que estabelece as normas e regras para o atendimento online para Psicólogas(os).